Segundo o dicionário OXFORD
 
filosofia
substantivo feminino
  1. 1.
    filosofia
    amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância [Segundo autores clássicos, sentido original do termo, atribuído ao filósofo grego Pitágoras (sVI a.C.).].
     
  2. 2.
    filosofia
    no platonismo, investigação da dimensão essencial e ontológica do mundo real, ultrapassando a opinião irrefletida do senso comum que se mantém cativa da realidade empírica e das aparências sensíveis.
     
  3. 3.
    filosofia
    no âmbito das relações com o conhecimento científico, conjunto de princípios teóricos que fundamentam, avaliam e sintetizam as ciências particulares, contribuindo para o desenvolvimento de muitos destes ramos do saber.
     
  4. 4.
    filosofia
    na dimensão metafísica, conjunto de especulações teóricas que compartilham com a religião a busca das verdades primeiras e incondicionadas, tais como as relativas à natureza de Deus, da alma e do universo, mas utilizando procedimentos argumentativos, lógicos e dedutivos.
     
  5. 5.
    filosofia
    no âmbito da relação entre teoria e prática, pensamento inicialmente contemplativo, em que o ser humano busca compreender a si mesmo e a realidade circundante, e que determinará o seu caráter prescritivo ou prático, voltado para a ação concreta e suas consequências éticas, políticas ou psicológicas.
     
  6. 6.
    conjunto das obras filosóficas de um determinado autor; teoria, sistema, doutrina.
    "a f. de Aristóteles"
     
  7. 7.
    pensamento ou obra escrita de conteúdo filosófico.
     
  8. 8.
    conjunto de concepções filosóficas comuns a determinado grupo, época, região etc.
    "f. francesa"
     
  9. 9.
    razão, sabedoria.
    "a f. dos ditos populares"
     
Origem
⊙ ETIM(sXIV) latim philosophĭa,ae 'filosofia', do subst. grego philosophía,as 'amor da ciência, do saber'